A função de um Currículo na etapa de Recrutamento de um processo seletivo, é chamar a atenção para tudo o que o candidato tem de melhor e principalmente dizer do nível de “aderência” do seu perfil ao requerido pela vaga.
Muitas vezes, como Recrutador o que observamos é que não há naquele Currículo nenhuma informação que desperte o interesse por aquele candidato, não há nada em uma busca, por exemplo, usando “palavras chave” de acordo com o perfil da vaga que precisamos preencher que “diga” que aquele perfil atenda!!!
Sempre falo que o Currículo deve ser sua “melhor foto”, com todo o tratamento possível, não deve suscitar dúvidas, preconceitos, restrições, você deve ter ali as informações relevantes, aquilo que de melhor você realizou em sua carreira, resultados obtidos. O currículo deve ser customizado, salientando o que é relevante para a vaga em questão ou o que mais se aproxima do que é solicitado.
Não se deve colocar dados pessoais como documentação, o que hoje é questão até de segurança, foto(a não ser que solicitado), informações que levantem preferências por temas polêmicos, como política, religião(por exemplo, trabalhos voluntários desenvolvidos em grupos religiosos), dados relativos à características físicas(boa aparência, peso, altura), conceitos muito subjetivos e passíveis de questionamento, como por exemplo, o que é ser “ótimo amigo”, “muito sociável”, “pessoa boa” e principalmente o Currículo não pode conter erros de Português, o que pode ser um fator imediato de reprovação!!
Enfim, seu Currículo é aquela “chave” que possibilita a sua participação em um Processo seletivo e possível recolocação, ao olhar para ele o recrutador deve ter “vontade” de te conhecer, curiosidade para ouvir mais sobre sua experiência!!! Então, seu Currículo te condena ou representa o seu melhor, tudo de bom que você tem a oferecer como Profissional???